30 de março de 2017

Visita à Biblioteca Digital

A equipa da biblioteca escolar tem levado os alunos do JI a visitar a Biblioteca Digital do PNL. Este passeio corre sempre muito bem, devido à curiosidade dos nossos alunos.
A sessão começa com uma conversa animada sobre os animais da quinta para depois conhecerem a obra O dia em que o Galo não acordou de Rosário Alçada Araújo e Júlio Ramos.
As páginas do livro são folheadas de forma diferente, ouvem a explicação do Galo para não ter acordado e ouvem a história narrada.

-->
Uma história simples que serviu de ponto partida para os grupos falarem sobre os animais.

Educação Literária nas Biblioteca Escolares




As professoras bibliotecárias encontram-se a trabalhar algumas obras de referência da literatura portuguesa indicadas no Programa e Metas Curriculares de Português e no Plano Nacional de Leitura em articulação com os professores de cada escola com biblioteca escolar. 
Os livros selecionados para o 2.º período foram:

1.º ano – Corre, Corre Cabacinha de Alice Vieira / O coelhinho branco de António torrado

2.º ano: Bichos, bichinhos e bicharocos de Sidónio Muralha
3.º ano: Poemas da Mentira e da Verdade de Luísa Ducla Soares
4.º ano: Teatro às Três Pancadas de António Torrado



Os alunos gostaram de conhecer e explorar as obras recomendadas com recurso à leitura, dramatização e escrita.

23 de março de 2017

Semana da Leitura com os mais novos

De 13 a 17 de março, decorreu a Semana da Leitura no Agrupamento. No âmbito do Projeto "Conta-me uma história", as escolas de Gião, Vilar de Pinheiro, Modivas, Mindelo, Labruge, Gonçalo Mendes da Maia e Facho receberam a escritora Lara Xavier.
Foi uma semana especial para os mais novos marcada pelas partilhas, descobertas, aprendizagens, leituras, curiosidades e a surpresa de saber que por detrás dos livros pode estar uma pessoa descontraída, alegre, simpática... Entre tantas descobertas, os alunos aprenderam dicas para escrever cada vez melhor e como escolher um livro para ler.
Em todas as sessões reinou a boa disposição e uma forte interação entre a escritora e os alunos, convidados a cantar e mimar um excerto do livro O Rabo do esquilo.
A equipa da biblioteca colaborou com o Projeto, promovendo a divulgação dos livros da escritora e motivando os alunos para a leitura.

Gosto deles porque...

A equipa da biblioteca tem lido e explorado os livros da Lara Xavier que visitará o nosso agrupamento de 14 a 17 de março.
Além da dramatização do livro O Rabo do esquilo, os alunos conheceram a obra Gosto deles porque sim que contém 12 histórias que abordam as qualidades, virtudes de cada amigo da Margarida. As turmas passam o dia juntos na escola a brincar, aprender e, por vezes, também se zangam. Todas as crianças são diferentes, mas cada uma tem algo de especial. Este foi um ponto de partida para uma atividade que contou com partilhas e a realização de alguns trabalhos interessantes.

Os alunos conheceram o livro Nunca digas nunca! e perceberam que “Nunca” é uma palavras mentirosa, pois raramente conseguimos cumprir o que dizemos. No âmbito das 10 histórias desta obra, cada elemento da turma deu asas à imaginação e pensou numa frase iniciada por “NUNCA”.

22 de março de 2017

Sessões Newton

Os alunos do 8º ano têm vindo à biblioteca no âmbito do Projeto "Newton gostava de ler". Têm ouvido com atenção, curiosidade e surpresa, excertos do livro "Notas de cozinha de Leonardo da Vinci". Este momento de leitura é seguido da realização de uma sessão prática designada "Experiência emulsionante".



Este projeto continua a ter um impacto bastante positivo quer em alunos quer nos professores que acompanham as turmas.




Técnicas de concentração a partir dos movimentos do corpo

Organizado pelo Departamento de Línguas, estão a decorrer, nas Bibliotecas, sessões de técnicas de concentração e relaxamento, dirigidas a  alunos de 9º ano. As sessões são dirigidas por Pedro Carvalho, professor de matemática e de dansa.
 Consulte a sua biografia

 Os alunos  têm sido surpreendidos com a abordagem feita, demonstrando uma excelente atitude.
Boa iniciativa esta, que permite que os alunos apresentem melhores posturas e maior concentração em sala de aula!


Estendal poético


Na Biblioteca Municipal, pode apreciar-se os painéis com os poemas selecionados por cada escola, ao longo de um "tapete" de flores, representativo do Corpo de Deus, dia comemorado em Vila do Conde -10 de junho- com toda a pompa e circunstância de 4 em 4 anos. Do nosso agrupamento, podem ler-se os poemas de Carolina Casqueiro e Óscar Manuel Cunha.

21 de março de 2017

Concurso Nacional de Leitura 2017- alunos apurados


Vencedores
1ª Fase (escolas)

EB D. Pedro IV

Inês Nóbrega Rebelo 8ºB
Isabel Conde Domingues 8ºE
Beatriz da Rocha Marques 7ºA


EB " A Ribeirinha"

Joana Alexandra Moreira da Silva 9ºI
Mariana Azevedo Ferreira 7ºF
Diva Sousa Rodrigues 9ºI


Parabéns!

Para a segunda fase, prova a decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, os alunos apurados terão que ler os livros Bicicleta à chuva de Margarida Fonseca Santos e O pintor debaixo do lava-loiças de Afonso Cruz


Este ano, a fase regional engloba 514 participantes de 17 municípios da Área Metropolitana do Porto - 360 alunos do 3º ciclo e 154 do ensino secundário. Estão inscritas 126 escolas. O tema selecionado é a “Esperança”.