23 de fevereiro de 2017

Carnaval

A biblioteca escolar deseja a todos um bom Carnaval!

Um livro mágico

Um livro de Hervé Tullet é um livro mágico que os alunos do JI adoraram conhecer. Todos, sem exceção, participaram com entusiasmo, acreditando na magia que transforma o livro num jogo divertido e viciante.  No final da atividade, os alunos foram convidados a reproduzir a sequência apresentada no livro com recurso a peças coloridas.

Meu bichinho, meu amor


Para assinalar o dia 14 de fevereiro, dedicado aos afetos, a equipa da biblioteca preparou uma atividade do livro Meu bichinho, meu amor, da Luísa Ducla Soares. Os alunos tiveram de juntar a ilustração  à frase correspondente. O desafio foi superado e, no fim, tiveram a oportunidade de escolher um animal diferente para associar ao amor.

Lara Xavier


A equipa da biblioteca escolar iniciou a colaboração na preparação do encontro com a escritora Lara Xavier que visitará algumas escolas do agrupamento na Semana da Leitura, em parceria com o Projeto "Conta-me uma História".
Foi feita uma breve apresentação da escritora com recurso a uma entrevista, notícia. Depois de conhecerem alguns dos seus livros, os alunos assistiram a uma peça de teatro baseada na obra O rabo do esquilo.

Nas próximas sessões serão dinamizadas atividades tendo como suporte os outros livros da escritora – Gosto deles porque sim e Nunca digas nunca.

É Carnaval, ninguém leva a mal!


Num contexto carnavalesco, as professoras bibliotecárias começaram por ler um poema do livro Cerejas aos Molhos de Bernadete Costa cujo título os alunos facilmente adivinharam - “Carnaval”. Seguiu-se a leitura e exploração do livro Mimi e os Piratas de Korky Paul e Valerie Thomas.

E se a Mimi se transformasse em pirata? E o Rogério em papagaio do pirata? É o que acontece neste livro e, como sempre nas aventuras desta bruxinha trapalhona e simpática, a confusão transforma-se em diversão e acaba tudo bem, graças à magia e à esperteza da Mimi.

Os alunos viveram com entusiasmo esta aventura divertida da bruxa mais apreciada pelos nossos leitores. No final, ficou a partilha do disfarce de Carnaval e os alunos puderam mascarar-se com recurso ao livro Caras divertidas de Jannie Ho com máscaras Pop-up. Um livro diferente que permitiu brincar ao faz de conta que és um robot,  uma bruxa, um pirata ou um super-herói!  

O Tecto em Fajozes

A EB de Fajozes acolheu, no dia 21 de fevereiro, os alunos de 5 anos do Tecto. Na biblioteca, dois alunos do 1.º ano leram o poema Carnaval para os colegas. Depois da descoberta de alguns objetos misteriosos, os alunos ouviram com atenção a história Mimi e os Piratas.

-->
No final, os alunos do Tecto foram divididos em grupos e participaram ativamente numa atividade a partir do livro 1001 coias para descobrir na cidade, de um modo particular o cenário Carnaval.

16 de fevereiro de 2017

Pelicas vai à escola

As bibliotecas escolares estabeleceram uma parceria com o Montepio - Associação Mutualista no sentido de proporcionar aos alunos uma atividade no âmbito da literacia financeira. Um elemento do Clube Pelicas visitou algumas bibliotecas do agrupamento, tendo dinamizado uma sessão em que abordou vários conceitos relacionados com a temática.

O Clube Pelicas é um espaço dedicado às crianças, através do qual se procura, de forma lúdica e pedagógica, contribuir para o desenvolvimento e a formação cívica dos mais novos, de acordo com os valores mutualistas que orientam a atuação do Montepio.

1001 coisas para descobrir na cidade


As ilustrações do livro de Anna Milbourne permitem aprender a ler, contar, trabalhar em grupo, desenvolver a capacidade de observação e concentração dos alunos.
Os grupos têm de observar com atenção alguns cenários, como o parque, o engarrafamento, neve na cidade e esplanada e completar uma tabela com os dados solicitados.
Alguns grupos trabalharam o livro 1001 coisas para ver na quinta, explorando vários cenários rurais.

Livros diferentes que proporcionam momentos de prazer.

14 de fevereiro de 2017

Dia de S. Valentim

No agrupamento vive-se um ambiente muito bonito. As escolas estão decoradas com motivos amorosos e podem-se ler as cartas de amor/amizade escritas pelos alunos de 2º ciclo com os seus professores de português que organizaram esta tão apreciada iniciativa.
Eis algumas imagens elucidativas..
.
D. Pedro IV
Tomás Pereira - 5ºD
Pedro Gil - 5ºB
Na Ribeirinha, o 5ºE encheu a escola de corações com a orientação da professora Odete Raio.


A onda amorosa não para...

Ribeirinha

Ribeirinha

O correio de S, Valentim.
Trocaram-se muitas mensagens entre alunos, professores e funcionários. 

2 de fevereiro de 2017

Comunicar em segurança




Consciente dos novos desafios inerentes à era tecnológica e digital, a equipa da biblioteca promoveu, em parceria com a GNR,  sessões de sensibilização sobre "Comunicar em segurança", para alunos do terceiro e quarto anos das escolas de Mindelo, Labruge, Guilhabreu e  Vilar do Pinheiro. Neste contexto, durante o mês de janeiro, as turmas  receberam a visita de um agente da GNR que, tendo como suporte uma série de vídeos sobre a temática, destacou  comportamentos  corretos para o uso responsável da internet. 

Saúde Oral Bibliotecas Escolares



Mais uma vez, as Bibliotecas do Agrupamento, em parceria com a Saúde Escolar de Vila do Conde,  associaram-se ao projeto SOBE. Ao longo do mês de janeiro, foram entregues os kits para escovagem dos dentes nas escolas e realizadas sessões de sensibilização para os alunos mais novos. As enfermeiras Natércia e Laurinda marcaram presença nas EB de Modivas, Gião e Centro Escolar de Mindelo. Para contextualizar a temática, foram dinamizados os livros O menino que detestava escovas de dentes e O mistério do pequeno ratinho e visualizado o filme A lenda do reino dos dentes.