14 de novembro de 2016

S. MARTINHO


BE D. Pedro IV

BE D. Pedro IV

BE A Ribeirinha

BE A Ribeirinha
Os alunos de 2º ciclo elaboraram quadras alusivas a esta época, com os seus professores de português, As mesmas poderão ser apreciadas nas BE. foram expostas na BE.

10 de novembro de 2016

Educação Literária – 3 .º e 4.º anos



A obra literária trabalhada com as turmas do 3.º ano foi As Fadas Verdes de Matilde Rosa Araújo e ilustração de Manuela Bacelar, vencedora do Melhor Livro para a Infância da Fundação Calouste Gulbenkian. 
Após uma breve apresentação da vida da autora, os alunos foram convidados a superar alguns desafios sobre o livro e a explorar alguns poemas (“Cortar”, “Amor”, “No silêncio da serra”, “Alegre menina”) com recurso à leitura digital.

Para as turmas do 4.º ano foi escolhida a obra Versos de Cacaracá de António Manuel Couto Viana e Vasco Gargalo. Os alunos trabalharam o conjunto de poemas “A vendedeira das quatro estações” e, para tal, tiveram de construir uma espécie de puzzle com título, poema e ilustração. Foram ainda surpreendidos com os textos “Quem sou eu” e “Para cada um seu modo de ver” que proporcionaram momentos de leitura expressiva e participação ativa dos alunos.

Educação Literária – 1 .º e 2.º anos



Dez dedos dez segredos de Maria Alberta Menéres é uma das obras recomendadas no Plano Nacional de Leitura e pelas Metas Curriculares de Português para a educação literária, no 1.° ano. Neste sentido, as professoras bibliotecárias trabalharam os contos do dedo mindinho e do dedo polegar da mão esquerda, recorrendo ao CD e à Biblioteca Digital do PNL.

Ou isto ou Aquilo, recomendado para o 2.º ano, é um livro de poesia para crianças, nascido da extrema sensibilidade de Cecília Meireles. Os poemas falam dos sonhos e fantasias que povoam o mundo infantil. Foram lidos, explorados e dramatizados vários poemas que agradaram bastante aos alunos (“Jogo de bola”, “As Meninas”, “A Bailarina”, “No último andar” e a “Língua do Nhem”). O poema “Isto ou aquilo” foi ouvido pela voz de Lena D’Água e dos Clã.

A Lagarta que Rugia



Os alunos mais novos conheceram o livro de Michael Lawrence e Alison Bartlett que fala do Hugo, uma lagarta que queria ser leão. Ele finge que sacode a juba e ruge como um leão, mas os seus amigos riem-se dele. Até que um dia, a sua imagem refletida na água do rio parece mesmo a de um leão, assustando o seu amigo Óscar. Os resultados são surpreendentes!

Um livro colorido que despertou a atenção e participação dos alunos nas atividades apresentadas.

Leituras com sustos, disfarces e receita


De regresso às suas escolas, as professoras bibliotecárias dinamizaram uma atividade no âmbito da comemoração do Halloween.
A sessão teve início com a audição da canção “Conta-me um conto” de João Lóio do livro O Segredo Maior – Canções a brincar, seguindo-se o preenchimento de um texto lacunar.
Um dos contos lidos e exploradso foi o de Christel Desmoinaux intitulado Marcelina e a noite de Halloween, Uma festa de sustos, disfarces e receitas. Os alunos ficam a conhecer a bruxinha Marcelina que ficou assustada quando a sua avó lhe falou de espíritos, fantasmas e monstros e lhe contou a lenda na Noite de Halloween. No final, o livro transforma-se numa festa infantil com 
disfarces, tarte de abóbora, grinalda de abóboras e bonitas lanternas. Foi também trabalhado e dramatizado o livro O Mistério da minha Vizinha de Sylvie Rainaud que permite a exploração da questão do “parecer” e do “ser”. Algumas turmas tiveram ainda a oportunidade de inventar histórias assustadoras a partir de imagens alusivas ao Halloween.

Os alunos requisitaram livros de acordo com a temática exposta na montra de livros.

2 de novembro de 2016

Newton gostava de ler - Módulo "Pós sob investigação"

Estão a decorrer, na EB 23 D. Pedro IV e na Ribeirinha, as sessões do Projeto "Newton gostava de ler" destinado às turmas de 8º ano, uma iniciativa da Universidade de Aveiro em parceria com o Centro de Ciência Viva - Fábrica - e a Rede de Bibliotecas Escolares. 
Este projeto é inovador na medida em que associa a leitura à ciência proporcionando aos alunos momentos muito divertidos e interessantes.


1 de novembro de 2016

Digressão da Biblioteca Escolar

A BE assinalou o Dia da Biblioteca, 24 de outubro, com os alunos do 1.º ciclo de duas escolas sem biblioteca – EB Loureiro e EB Vila Chã, Igreja.
No decorrer da semana, as professoras bibliotecárias percorreram as restantes escolas sem BE do agrupamento: Aveleda, Vairão, Mosteiró, Fornelo, Macieira, Malta e Vilar.
Foram muitas viagens, 9 escolas, centenas de alunos e mais de 20 sessões realizadas! Nestes encontros, foram trabalhadas 4 obras da Educação Literária de acordo com o ano de escolaridade:
·      “Dez dedos, dez segredos” de Maria Alberta Menéres
·      “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles
·      “As Fadas Verdes” de Matilde Rosa Araújo
·      “Versos de Cacaracá” de António Manuel Couto Viana