31 de outubro de 2016

Halloween nas Bibliotecas Escolares




Num ambiente propício, as bibliotecas oferecem, ao longo do dia de hoje, atividades diversas.
- Workshop de máscaras de Halloween.
- Passatempo: O que é o Halloween?
- Palavras cruzadas.
- Sessões de cinema, em articulação com o Plano Nacional de Cinema, coordenado pela prof. Eva Maia, neste agrupamento.

25 de outubro de 2016

LUÍSA DUCLA SOARES visita o Agº D. Pedro IV



No dia 20 de Outubro, esteve em Vila do Conde, no Teatro Municipal, Luísa Ducla Soares, considerada uma das mais relevantes escritoras de livros infantis da atualidade.

Esta iniciativa, da responsabilidade da equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, reuniu cerca de 500 alunos, desde o pré-escolar até ao 4º ano., envolvendo as escolas de Fajozes, Gião, Labruge, Mindelo e o JI de S. Lázaro, em Guilhabreu. A deslocação dos alunos implicou uma forte logística de transportes que contou com o apoio da GNR local. 

Nas duas sessões realizadas, esteve presente Daniel Completo, um músico que integrou, na década de 80, o grupo de música tradicional portuguesa “Ronda dos quatro caminhos”. Desde 2010 que estabeleceu uma parceria com a escritora, musicando os seus textos. Pais e professores encontram nestes livro-CD um instrumento educativo e, simultaneamente, divertido.

No decorrer das sessões, para além de ouvirem as histórias divertidas da Luísa Ducla Soares e cantarem as canções que já conheciam da preparação para este encontro, satisfizeram a sua curiosidade, interagindo de forma entusiástica. Este encontro terminou com uma sessão fotográfica com todas as turmas e uma sessão de autógrafos.

A equipa das BE deixa um agradecimento às empresas Buffet Varziela e Mimosa que, gentilmente, ofereceram um lanche a todos os alunos.


24 de outubro de 2016

JI Tecto na BE de Fajozes


No dia 21 de outubro, a biblioteca de Fajozes recebeu os alunos de 5 anos do JI do Tecto. Nesta sessão, o grupo da Educadora Isabel apresentou a dramatização do livro “Todos no sofá” de Luísa Ducla Soares. De seguida, a professora bibliotecária dinamizou o poema “O Jantar dos Animais” da mesma autora, tendo terminado a atividade com o Jogo “Loto dos Animais”.

13 de outubro de 2016

O Jantar dos Animais


Ao longo da semana, a equipa da biblioteca tem trabalhado a temática da alimentação com recurso a livros da Luída Ducla Soares e Daniel Completo: “Dos Pés à Cabeça” e “Jantar dos Animais”.
Na atividade, houve lugar a momentos musicais (Daniel Completo) e visualização de vídeos alusivos à temática. Os textos foram explorados de modo a permitir a abordagem do sistema digestivo e dos cuidados a ter com a alimentação.
No final, a partir do texto do texto “O Jantar dos Animais”, dinamizou-se o jogo “Loto dos Animais” ao qual alunos aderiram com entusiasmo.


Leituras saudáveis!

Exposição de espanhol

Pode-se apreciar, nas 2 bibliotecas, uma exposição relativa à língua espanhola: países de língua oficial espanhola e figuras famosas. Estes trabalhos foram feitos pelos alunos no sentido de celebrar o Dia de la Hispanidad.


6 de outubro de 2016

OUTUBRO - MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Durante o mês de outubro, as nossas bibliotecas fervilham de atividades para celebrar o mês das Bibliotecas Escolares.

.
Na EB D. Pedro IV, está patente uma exposição sobre o Teatro Afonso Sanches, composta por seis painéis que ilustram, em texto e imagem, a história deste belo edifício.
A casa de espetáculos, sita na então Avenida Bento de Freitas e hoje Dr. Artur Cunha Araújo, foi inaugurada em 1900. Proporcionou aos vilacondenses e à sua população veraneante representações teatrais, bailes, cinema mudo e sonoro e acolheu também o 1º Casino e Assembleia. Funcionou até ao fim da Segunda Guerra Mundial tendo, posteriormente, sido o edifício oferecido pelos acionistas à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde que, em 1962, o vende ao atual proprietário.

Teatro Afonso Sanches


As duas bibliotecas aproveitaram esta ocasião para agradecer a todos os elementos da comunidade educativa que tanto contribuem para fazer das bibliotecas um lugar ESPECIAL!

-