17 de março de 2016

O Coelhinho Branco

No final deste 2.º período, a equipa da biblioteca selecionou o livro O Coelhinho Branco de António Torrado, proposto pela educação literária para o 1.º ano, para abordar a Páscoa. A obra foi trabalhada também nas turmas da Educação Pré-Escolar que, em algumas escolas, apresentaram a dramatização aos alunos do 1º ano.

Para motivar os mais novos para a história, foi projetado o início da música do "Coelhinho" que serviu de ponto de partida para a exploração dos elementos paratextuais da obra. De seguida, foi lida e explorada a história com os alunos, permitindo, assim, a sua dramatização.
Na escola do Facho, a turma do JI de Vila Chã preparou, previamente, a dramatização da história e apresentou o resultado do seu trabalho a toda a escola. Foi um interessante momento de partilha. Também noutras escolas houve partilha entre turmas, variando os atores entre os mais novos e os mais velhos. Após a exploração da moral da história, a atividade terminou em festa com a música do “Coelhinho”, cantada por todos.

10 de março de 2016

Projeto "Newton Gostava de Ler" - Módulo IV

Deu-se início ao  projeto Newton  com o módulo IV "Ciência a motor" para os 8º anos nas duas escolas. A leitura do livro "Redacções da Guidinha" de Luís de Sttau Monteiro proporcionou momentos agradáveis e umas boas gargalhadas, surpreendendo os presentes.


Na sequência da leitura, os alunos construíram brinquedos que não eram "só de ver mas sim de brincar":

Educação Literária 1º ano

No final do período, a equipa da biblioteca trabalhou poemas da obra Aquela nuvem e outras, de Eugénio de Andrade, pertencente à Educação Literária do 1º ano. Após a leitura e exploração de alguns poemas, os alunos realizaram uma atividade de ilustração/escrita na qual mostraram aprendizagens adquiridas ao longo do primeiro ano. 

Metas 4º ano

Para o 4º ano, foi escolhida a obra de Manuel Couto Viana, Versos de Cacaracá, proposta para a Educação Literária. Para motivar os alunos, foi criada uma mesa redonda com os títulos, poemas e ilustrações distribuídos aleatoriamente. O objectivo era compor um puzzle para cada poema (título, texto e ilustração). No final proposta uma actividade leitura e compreensão dos poemas “Vendedeira das 4 estações” e “Os dias da semana”.


Educação Literária 3º

No âmbito da Educação Literária, no 3º ano, a equipa da biblioteca, escolheu trabalhar alguns poemas da obra Poemas da Mentira e da Verdade  de Luísa Ducla Soares.  Após a exploração de alguns poemas, os alunos foram convidados a dramatizar os títulos “Casamento”, “Música” e “Romance das dez meninas casadoiras”. Para terminar, foi lido e analisado o poema “Poema em P”, a partir do qual os alunos produziram um poema numa letra à sua escolha: A de amor ou alegria, L de livros e muitas outras ao sabor da criatividade das crianças.

Metas 2º ano

No âmbito da Educação Literária, no 2º ano, as professoras bibliotecárias escolheram trabalhar alguns poemas da obra  Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles.  Após a exploração de alguns poemas, foi lançado um desafio aos alunos: preparem, em pequenos grupos, a apresentação de poemas à turma. O poema “Ou isto ou aquilo”, musicado pela cantora Lena D’Água,  mereceu uma atenção particular, uma vez que dá o título ao livro.

3 de março de 2016

"Newton gostava de ler!" - "Enigmatemático"


Dando continuidade ao projeto “Newton gostava de ler”, as professoras bibliotecárias dinamizaram o módulo “Enigmatemático” em turmas de JI e 1º ano. Aliando a leitura à matemática, a partir da leitura da lengalenga “123/encontrei um inglês”, do poema de António Mota “Eu tinha dez pintainhos” e do conto “A mulher que contava espirros”, os alunos foram convidados a experimentar atividades relacionadas com a matemática. Os mais novos puseram em ação os seus “1000” olhos para encontrar figuras escondidas em páginas cheias de cor e de formas, treinando a concentração e a contagem. Aos alunos do primeiro ano foram apresentados outros desafios superados de forma entusiástica.

Comunicar em segurança


 
Comunicar em segurança” é um tema emergente na sociedade atual, na qual a comunicação em presença é substituída, cada vez mais e desde tenra idade, pela comunicação à distância com recurso à internet.
Este ano letivo, as professoras bibliotecárias receberam formação no âmbito da temática “Comunicar em Segurança” para que depois pudessem realizar ações de sensibilização junto dos alunos dos vários ciclos de ensino.
Neste sentido, a equipa da biblioteca iniciou no mês de fevereiro, mês em que se comemora o Dia da Internet Segura (dia 9), a dinamização de sessões para as turmas do 1.º ciclo. No decorrer da atividade, os alunos partilham experiências, são alertados para os cuidados a ter com a Internet e recebem dicas para comunicar em segurança, de acordo com o ano de escolaridade. As sessões contemplam ainda a visualização de vídeos e uma atividade final.

1 de março de 2016

Prémio para o Agrupamento - Concurso "Faça lá um Poema"

O Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém (CCB) têm vindo, desde 2009/2010, a celebrar o Dia Mundial da Poesia com um largo e variado programa em que se integra o Concurso do PNL ‘Faça lá um Poema’ como forma de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia.

Nesta 7ª Edição 2015/2016 do concurso, o nosso agrupamento está de parabéns, uma vez que arrecadou o 3.º lugar na categoria do 1.º Ciclo com o poema “Mudam-se os tempos ...”, elaborado pela Eduarda Reis Cancela. A aluna vencedora frequenta o 4.º ano do Centro Escolar de Labruge.

É de destacar o lançamento da antologia “A dança das palavras” que reúne os poemas vencedores em todos os anos na cerimónia a decorrer no Centro Cultural de Belém, no dia 19 de março de 2016, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA.

A equipa da biblioteca escolar aproveita para agradecer, mais uma vez, a articulação e o trabalho desenvolvido entre a biblioteca e os docentes do nosso agrupamento.


Parabéns a todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos que participaram nesta iniciativa e um louvor muito especial à nossa vencedora!