29 de janeiro de 2016

EXPOSIÇÃO ROSA DOS VENTOS

Está a decorrer, nas duas bibliotecas do 2º e 3º ciclo, uma exposição, organizada pelos professores do Departamento de Ciências Sociais e Humanas denominada Rosa dos Ventos. 
A exposição engloba trabalhos realizados por alunos do 5º e 7º ano, alguns deles efetuados com a colaboração da família. Há trabalhos muito criativos e interessantes.
A exposição pode ser visitada até 18 de fevereiro.

26 de janeiro de 2016

Requisição Domiciliária

A equipa da biblioteca escolar, além de todas as atividades que dinamiza junto dos alunos da pré e 1.º CEB, assegura a requisição domiciliária.
São várias as estratégias e atividades levadas a cabo para motivar os alunos para a leitura e, assim, conquistar pequenos novos leitores.

Após a seleção e registo dos livros pretendidos, os alunos partilharam com os colegas as razões que os levaram a escolher determinado livro. Foram momentos interessantes e que revelaram algumas curiosidades sobre os interesses das nossas crianças.

Boas Leituras!

20 de janeiro de 2016

Ovelhinha dá-me lã

Para abordar a estação do ano do inverno, as professoras bibliotecárias escolheram o livro de Isabel Minhós e Yara Kono, que recebeu a menção honrosa do júri no I Prémio Internacional “Compostela” para Álbuns.
Um texto rimado de estrutura encadeada, repetitiva e acumulativa; um recurso utilizado nos contos de tradição oral. Uma história de  Inverno, para combater o frio, que conquista os nossos leitores.
A riqueza do livro e os recursos levados para a dinamização do texto permitem, mais uma vez, motivar os nossos alunos para a leitura. Depois de ouvir a história do menino que pedia lã à ovelhinha, algumas crianças manifestaram vontade de aprender a tricotar. Outras estão a preparar a apresentação do livro para outra turma e não faltarão roupas quentinhas para a ovelhinha!


 

“Newton Gostava de Ler” – “Na tacinha das natas”



A equipa da biblioteca escolar, durante o mês de janeiro, tem dado continuidade ao projeto “Newton Gostava de Ler”, realizando em todas as escolas com biblioteca o módulo I – experiência emulsionante. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a RBE, o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, a Câmara Municipal de Vila do Conde, a direção do agrupamento e a Universidade de Aveiro. O projeto tem como objetivo promover simultaneamente a leitura e a ciência; provar a sua estreita ligação junto do público; motivar o público/aluno para a procura de novos saberes, na sua biblioteca municipal/escolar, um espaço, assim ainda mais multifacetado; incentivar o aprofundamento de conceitos científicos que constam dos programas curriculares e enriquecê-los e propiciar momentos de partilha entre professores bibliotecários e professores de ciências.


A sessão parte da audição do texto “Na tacinha das natas”, passando-se, depois, para a experiência que consiste transformar natas frescas em manteiga. É um verdadeiro desafio para os alunos do 1.º ciclo que ficam surpreendidos com o resultado final.

19 de janeiro de 2016

Concurso Nacional de Leitura




No dia 18 de janeiro, realizou-se a prova referente à 1ª Fase do CNL.

 Entre as duas escolas tivemos um total de 56 inscrições!

 
Os alunos realizaram a prova nas duas escolas EB 2,3, entre as 12.25h e as 13.15h, relativa aos livros "A ilha na rua dos pássaros, de Uri Orlev e "Cão como nós" de Manuel Alegre, leituras selecionadas a nível de escola para esta fase. Habilitam-se, deste modo, à participação na 2ª Fase - a Fase Distrital, disputada entre os melhores de cada concelho.

Em breve, conheceremos os resultados.

15 de janeiro de 2016

Encontro com Mª JOÃO LOPO DE CARVALHO

A escritora Mª João Lopo de Carvalho esteve nas duas bibliotecas das escolas de 2º e 3º ciclo deste Agrupamento para um encontro com alunos de 2º ciclo. Foram, no total, cerca de 130 alunos que tiveram a excelente oportunidade de conhecer, de perto, esta escritora. É indescritível o ambiente que se gerou nas duas bibliotecas entre os presentes. Alunos, professores e alguns funcionários ficaram rendidos à alegria, à força das palavras e à forma cativante como Mª João apresentou os seus livros, ouviu os alunos e lhes deu oportunidade de, de algum modo, fazerem parte das suas histórias.
Obrigada, Mª João!
Aqui, estão alguns desses momentos registados em fotografia.



13 de janeiro de 2016

O Lobo que Estava Farto de Andar

O livro de Orianne Lallemand fala-nos de um lobo que decide deixar de andar. Para ele, andar a pé é cansativo. Experimenta, então, vários transportes, ao longo dos meses do ano, mas rapidamente percebe que aquilo que nos parece habitual e aborrecido é, afinal de contas, a melhor solução.
 


Um livro divertido que permite abordar os meios de transporte, articulando com Estudo do Meio, e o calendário com os respetivos meses do ano. Os nomes dos meses do ano, número de dias de cada mês e de um ano civil foram alguns dos aspetos trabalhados a partir deste título em articulação com a área de Matemática. É uma história muito apreciada , chegando facilmente a todos os alunos, desde o JI até aos mais velhos.
 


7 de janeiro de 2016

À procura de uma estrela

A equipa da BE resolveu iniciar o ano 2016 com uma das atividades favoritas dos nossos alunos – teatro. A peça selecionada enquadra-se na comemoração do Dia de Reis e intitula-se “À procura de uma estrela” de Alexandre Perafita.

A sessão teve início com a leitura de um breve poema intitulado “As janeiras” para desejar um Bom Ano aos presentes. De seguida, os alunos leram o poema “Os três reis do Oriente” de Alexandre Perafita. Depois de um ensaio, os alunos dramatizaram a peça de teatro com os respetivos acessórios. O trabalho realizado possibilitou a articulação nas escolas, pois as turmas apresentaram o teatro a outros colegas.
Para os alunos da educação pré-escolar foram, ainda, trabalhadas duas lengalengas relativas ao inverno cujos sons captaram a atenção dos mais novos.


5 de janeiro de 2016

Oficina de Leitura "O Estranhão"

No dia 15 de dezembro, foi a vez da Ribeirinha.
 A atividade decorreu muito bem, tendo, os alunos envolvidos, mostrado grande empenho.
Estão de parabéns os seguintes alunos:
Matilde - 5ºH 

Salvador - 5ºF
Eis os felizes contemplados!