28 de maio de 2015

Integração dos alunos de 4º ano: D. Pedro IV

Os alunos de 4º ano das EB1 de Carrapata - Vilar, Centro Escolar de Labruge e Centro Escolar de Mindelo,  visitaram a EB 2,3 D. Pedro IV para conhecerem os espaços e os serviços da nova escola. A equipa dos Professores Bibliotecários foi apoiada pelos alunos: Ana, Francisca, Mª João, Rita, Sara Sinoni e Sara Teixeira do 7º F.
 Professores de EF e EV/ET das duas escolas têm sido uma ótima parceria para a Biblioteca pois têm proporcionado aos novos alunos, uma pequena sessão de 30m com a realização de uma atividade da sua área.
O 4º ano do Centro Escolar Mindelo visita a Direção.

Alunos de 9º ano acolhem os mais pequenos.

Leituras na Biblioteca

27 de maio de 2015

Rimas com nomes


No âmbito do projeto "Histórias em movimento", a turma do JI de Real, Vilar de Pinheiro,  brincou às rimas com os nomes dos meninos e o resultado foi um belo trabalho que está em exposição na sede do Agrupamento.  Para além da história em papel e da dramatização que os meninos vão apresentar aos colegas do 1º ciclo, com a ajuda da equipa da biblioteca, a salinha está a preparar um pequeno filme. Os artistas já foram fotografados para a realização da curta-metragem e mostram com orgulho os seus trabalhinhos. Aguardem para ver! 



Integração dos alunos de 4º ano: Ribeirinha


Ao longo desta semana, as professoras bibliotecárias deste agrupamento têm recebido os alunos de 4º ano das EB1 de Loureiro, Malta, Fornelo, Vairão, Fajozes, Macieira e Parada - Guilhabreu para conhecerem os espaços e os serviços que vão utilizar no próximo ano nas EB 2,3. Para a realização das visitas, a equipa da BE tem tido a colaboração dos alunos: Berta, Manuel e do 7ºF e Carla, Jéssica, Joana, João do 7ºH.
 Professores de EF e EV/ET das duas escolas têm sido uma ótima parceria para a Biblioteca pois têm proporcionado aos novos alunos, uma pequena sessão de 30m com a realização de uma atividade da sua área.

Uma experiência única e, segundo as professoras que os acompanham, muito interessante e útil!



22 de maio de 2015

Pedro Górgia e Alexandre Silva no agrupamento

Hoje as EB 2,3 D. Pedro IV e Ribeirinha tiveram o privilégio de contar com a presença de dois atores portugueses. Falaram com alunos de 9º ano sobre a importância e os perigos da utilização da internet a partir de um sketch "Like?".
 Num ambiente descontraído, todos os ouviram com interesse e adoraram a sua presença. Com humor se cativam os alunos, com humor se abordam temas da maior importância.  








20 de maio de 2015

Educação Literária


A equipa da biblioteca, em articulação com os docentes titulares, dinamizou alguns títulos propostos para a educação literária.


Para o 2.º ano foi trabalhado "O Têpluquê e Outras Histórias" de Manuel António Pina e o livro “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles.
Relativamente à última obra, foram selecionados um conjunto de poemas que permitiram treinar a leitura individual, a pares e coletiva. Foi realizada uma sensibilização para a poesia através de algumas músicas da Lena D’Água baseadas no livro de poesia.
Os alunos aderiram com entusiasmo, permitindo a participação e, por vezes, a partilha entre turmas da leitura e breves dramatizações a partir dos poemas explorados.
Para completar o trabalho desenvolvido foi, ainda, proposta uma atividade que tinha como suporte a audição.

E se os bichos se vestissem como gente?

Em articulação com o projeto Histórias em Movimento, dirigido à educação pré-escolar, a equipa da BE tem dinamizado vários livros, tendo em conta o autor escolhido pelo JI.
Da Luísa Ducla Soares foi selecionado o livro "Se os bichos se vestissem como gente" para dinamizar com os alunos.
Se os Bichos se Vestissem como Gente quantos cintos teria uma cobra e como é que o porco-espinho vestia as camisas? Se a centopeia andasse calçada, quantos pares de sapatos precisava de comprar? Esta e outras perguntas são formuladas pela autora para desenvolver a imaginação das crianças.

18 de maio de 2015

Biblioteca Digital no JI

A equipa da biblioteca mostrou aos meninos do JI a Biblioteca Digital. Depois de explorar os ícones de acesso à internet,como por magia, apareceu um lugar cheio de livros interessantes que os mais pequenos adoraram conhecer. Perceberam como passar as páginas, como fazer para ouvir a história e outros mistérios do mundo digital. Relembraram o encontro com a escritora Isabel Alçada, conheceram o ilustrador Nuno Feijão e ouviram a história A Joaninha Vaidosa contada pelo computador. Ainda houve oportunidade para fazer a vontade aos meninos e ouvir mais uma história: O Gato Gonçalves, um gato muito mau que um dia se apaixonou...  

15 de maio de 2015

O baile dos três porquinhos


Em articulação com o projeto Histórias em movimento, a equipa da biblioteca dinamizou o livro O baile dos três porquinhos de Laurence Bourguignon. Depois de recontar a tradicional história dos três porquinhos, os alunos do JI de Gião ouviram uma outra história em que, afinal, o lobo mau não era assim tão mau! Esta história cheia de animação e de belas ilustrações fez a delícia dos meninos !




"Newton gostava de ler" - Módulo IV - Ciência a Motor


Mais uma vez as turmas vieram à biblioteca a fim de conhecer algumas "Redações da Guidinha", um delicioso livro de Luís Sttau Monteiro. A seguir, os alunos divertiram-se ao construir dois brinquedos com materiais fáceis de utilizar.






13 de maio de 2015

Mariana diz que tem ...

No âmbito do projeto Histórias em Movimento, foram explorados alguns poemas de Luísa Ducla Soares que integram o livro "Conto estrelas em ti, 17 poetas escrevem para a infância", com os alunos da educação pré-escolar do JI de S. Lázaro.
A partir do poema "Mariana diz que tem..., os mais pequenos surpreenderam na biblioteca com a entoação do poema, mas musicado.

Parabéns aos pequenos cantores!

3, 2, 1 ... lançar sonda na biblioteca!

No âmbito do projeto Newton gostava de ler, a equipa da biblioteca está a dinamizar o último módulo calendarizado para este ano letivo com as turmas do 4.º ano, dedicado á astronomia.

A sessão tem início com um momento de leitura de alguns poemas do livro "Pó de estrelas" de Jorge Sousa Braga. A partir da audição dos poemas, os alunos têm que associar o título e a ilustração de cada texto, com o intuito de sensibilizar os alunos para a leitura e para a arte, através das belas ilustrações apresentadas.
Segue-se um momento em que se aborda a astronomia e é pedido aos alunos para dizerem a sua morada completa, caso tivessem que enviar a carta para outro planeta.
Passando da teoria para a atividade experimental, os alunos são desafiados a construírem um trem de aterragem para a sonda aterrar em segurança no solo da BE com recurso aos materiais expostos, com o menor custo possível na aquisição dos materiais necessários. Os alunos, depois de preparam o plano de trabalho e fazerem o respetivo orçamento, partem para a construção do trem de aterragem.


Terminado o produto, chega o desafio final - lançar a sonda na biblioteca. Será que a sonda sobreviveu à queda, de uma altura de 2 metros, sem sofrer qualquer dano na sua estrutura?

Escrita criativa

Ao longo deste período, a equipa da biblioteca encontra-se a dinamizar algumas atividades escritas, algumas como complemento e consolidação da leitura efetuada, outras como oficinas de escrita.
Após a realização da atividade, alguns trabalhos são expostos na biblioteca e outros partilhados na turma e/ou entre turmas.

Aqui ficam, alguns resultados destes trabalhos.


Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maioA data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, que proclamou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Neste sentido, a equipa da biblioteca abordou esta temática, ao longo da semana, a partir dos livros "O livro da minha família" de Todd Parr e "Sabes onde é que os teus pais se conheceram?" de Maria
Inês Almeida e Paulo Galindro.
Além do diálogo estabelecido com cada grupo, foram, ainda, explorados 2 vídeos sobre o tema. No final da atividade, alguns alunos preencheram a sua árvore genealógica.

10 de maio de 2015

Leituras no SOFÁ


A equipa da biblioteca escolar, em articulação com o projeto Histórias em Movimento, escolheu o livro “Todos no Sofá” de Luísa Ducla Soares e Pedro Leitão para trabalhar com a educação pré-escolar e 1.º ano.
Os alunos da pré representaram para os mais crescidos e os alunos do 1.º ano representaram enquanto os outros colegas iam lendo.

Foram ótimos momentos de articulação que permitiram treinar a leitura, a postura e a matemática.
Todos os presentes gostaram imenso de dramatizar e/ou ler para os colegas.


Sempre que possível as turmas dos mais novos partilhavam com as restantes turmas da escola o trabalho desenvolvido, ao longo da sessão na BE, promovendo a articulação na escola.

6 de maio de 2015

A Roda das Cores


A equipa da BE encontra-se a dinamizar o livro "Mariana e a Roda das Cores" de Luísa Santos e Sebastião Peixoto.
Com a colaboração de cinco fadas, os alunos tem participado ativamente na exploração deste livro. A partir deste título, além da reflexão acerca dos valores, tem sido realizada a articulação com a matemática e estudo do meio - alimentação.

No final, os presentes são convidados a realizar uma breve atividade.