25 de fevereiro de 2015

Exposição Rosa dos Ventos

Está patente, ao longo desta semana,  na Biblioteca da EB "D. Pedro IV", uma exposição de trabalhos subordinada ao tema "Rosa dos Ventos" na sequência de um trabalho realizado por alunos de 5º e 7º ano, dinamizado pelos professores do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.


Há trabalhos muito bonitos!

23 de fevereiro de 2015

Concurso S. Valentim

Foram muitos os participantes neste concurso, sobretudo alunos da Escola "A Ribeirinha".
Os vencedores apurados são:

5º ano:
1º lugar: Catarina Nico e Beatriz Silva (turma G);
2º lugar: Catarina Santos e Beatriz Marques (turma G);
3º lugar: Rita Santos e Rita Sousa (turma J).

6º ano:
1º lugar: Afonso Resende e João Maia (turma A);
2º lugar: Carolina Carvalho e Mariana Almeida (turma M);
3º lugar: Daniela Monteiro e Mariana Santos  (turma J)

Parabéns!

Os prémios e certificados de participação serão entregues no Dia do Agrupamento, a 20 de março, na Biblioteca de cada escola das 10h às 11h.

11 de fevereiro de 2015

Histórias mascaradas

A equipa da BE tem dramatizado os livros “O Casamento da Gata” de Luísa Ducla Soares” e o livro “O Traseiro do Rei” de Raquel Saiz, nas bibliotecas escolares com as respetivas máscaras e adereços.
Nesta semana procurou-se aliar o amor, a amizade, o riso, as máscaras, no âmbito da comemoração do dia de S. Valentim e do Carnaval.
As atividades dinamizadas foram um sucesso, já que os alunos apreciaram imenso os livros selecionados e, por outro lado, gostaram imenso de os representar.
Parabéns aos atores e ao púbico pelos momentos tão divertidos.

“O que é o amor?”


Ao longo desta semana, a equipa da biblioteca tem formulado esta questão aos alunos, porém a resposta tem sido difícil. Para esclarecer esta pergunta, antes do dia de S. Valentim, os alunos retiraram de um baú diferentes definições apresentadas no livro de José Jorge Letria, intitulado “O que é o amor?”.
A partir de uma palavra tão pequenina com apenas 4 letras os alunos refletiram acerca desta temática e elegeram as seguintes noções:
“O amor é uma vela acesa que o vento não apaga.”
“O amor é o único remédio que pode curar o mundo.”
“O amor é a única coisa que não se compra nas lojas.”
“O amor é uma palavra imensa com sílabas de chocolate.”
Com as turmas do JI de Modivas foi também trabalhado este livro em articulação com o Projeto Histórias em Movimento, cujo autor escolhido foi José Jorge Letria.
 No final das sessões, os mais novos definiram o amor recorrendo às seguintes palavras:ajuda, viagem, infinito, ternura, amizade, felicidade, alegria, verdade, carinho, paz, paixão, sentimento precioso, fazer tudo por uma pessoa, gostar de alguém ...

"Newton gostava de ler" - Módulo II - Pós sob investigação




Depois da leitura deste delicioso livro, os alunos, curiosos, puseram mãos à obra para descobrirem, de entre os suspeitos, o autor do roubo a um banco em Vila do Conde.




Na Ribeirinha, estiveram, nesta sessão, as turmas 8ºJ e 7ºJ, acompanhadas pelas suas professoras de Físico-Química, Isabel Maia e Natália Micaelo, respetivamente.
Na D. Pedro Iv, esta sessão realiza-se amanhã.

Concurso "era uma vez...o amor"

Podem consultar os textos sobre os pares românticos aqui.
Não se esqueçam - hoje é o último dia para leitura!

3 de fevereiro de 2015

EXPRESSÃO DRAMÁTICA


Para desenvolver a imaginação e a criatividade, os alunos foram desafiados a fazer um sketch para apresentar à turma. Após cada grupo apresentar o seu número, os presentes teceram algumas observações acerca da atuação apresentada, fomentando o espírito crítico.
O sucesso da atividade foi tal que ficou prometida a repetição da atividade que fomentou a expressão dramática.

"PARABÉNS A VOCÊ"


No âmbito do projeto Histórias em Movimento, o JI de Modivas escolheu José Jorge Letria para trabalhar com os alunos, ao longo deste período.
Em articulação com a biblioteca escolar foi feita uma breve apresentação do autor, exposta uma montra de livros do escritor e dinamizado o livro “Parabéns a Você” da sua autoria. Para motivar as crianças, no momento da pré-leitura, foi apresentado um conjunto de elementos alusivos às festas de aniversários, permitindo, assim, trabalhar conteúdos
matemáticos. No final da exploração deste título, cada turma entoou a música alusiva.
As turmas do JI têm requisitado livros deste autor e hoje grande parte dos alunos levou o livro “Porta-te Bem” para ser explorado em ambiente familiar.

“O MALUQUINHO DA BOLA”


Com os alunos do JI e do 1.º ano tem sido dinamizado o livro de Luísa Ducla Soares e Pedro Leitão, intitulado “O maluquinho da bola”.
Aquele rapaz nasceu no meio dum jogo de futebol. A mãe apanhou com uma bola na barriga e ele nasceu ali mesmo, no estádio. Talvez por isso ficasse um maluquinho da bola.
A história e as ilustrações deste álbum deliciou os alunos envolvidos que ilustraram, posteriormente, uma bola a seu gosto. Em algumas turmas, a exploração das imagens da capa e contracapa serviram de mote para um pequeno treino da lateralidade.

2 de fevereiro de 2015

"Cantigas e Cantigos para Formigas e Formigos"



No final de janeiro e início de fevereiro, a equipa da biblioteca escolar tem trabalhado com os alunos alguns textos do livro “Cantigas e Cantigos para Formigas e Formigos” de José Fanha e João Fanha.
Para treinar e motivar a leitura foram selecionados alguns textos que foram lidos coletivamente, individualmente e alguns com mímica.
Os alunos aderiram com entusiasmo à leitura,
participando ativa e entusiasticamente nas atividades propostas.

Exposição Rosa dos Ventos


Está patente, na Biblioteca da EB "A Ribeirinha", uma exposição de trabalhos subordinada ao tema "Rosa dos Ventos" na sequência de um trabalho realizado por alunos de 5º e 7º ano e por alunos do Curso Vocacional de carpintaria, dinamizado pelos professores do Departamento de Ciências Sociais e Humanas.

Concurso S. Valentim

Por sugestão da professora Paula Pizarro, o grupo 200, de professores de Português e História e Geografia de Portugal em parceria com a BE está a organizar um Concurso para celebrar o S. Valentim.
 Para  participar, os alunos de 5º e 6º ano do agrupamento têm disponível, a partir de hoje, nas Bibliotecas Escolares e aqui(Era uma vez ... O Amor), um conjunto de textos sobre alguns reconhecidos pares românticos de sempre que deverão ler até ao dia 11. No dia 12, entre as 12.30h e as 13.15h, na EB "A Ribeirinha" e entre as 14.15h e as 15.15h, na EB D. Pedro IV estará disponível um questionário sobre o conteúdo dos textos lidos, nas bibliotecas escolares.
Ah, não te esqueças de que é necessário uma inscrição prévia, individual ou de pares.
Podes consultar o Regulamento.

Que vença o melhor!