30 de abril de 2014

Internet Segura - Projeto PT

No dia 28 de abril, uma representante da PT encontrou-se, da parte da manhã na EB/JI de Fajozes, e da parte de tarde na EB/JI de Facho (Vila Chã), com turmas do 1º Ciclo para realizar uma sessão de sensibilização “Comunicar em Segurança através da Internet”.
A dinamizadora sensibilizou os alunos para os cuidados a ter no uso das redes sociais, na criação de passwordsseguras, explicou-lhes a importância de um comportamento correto e do perigo que correm ao abrir mails de origem desconhecida.
Esta iniciativa teve um feedback muito positivo por parte dos alunos. No final de cada sessão, foram oferecidos brindes relacionados com o tema.


7 de abril de 2014

Visita ao Farol da Boa Nova - Leça da Palmeira

      Na sequência da dinamização do livro "Um farol só meu" de Francisco Cunha, na Biblioteca Escolar na EB1 de Real - Vilar de Pinheiro, os alunos do Jardim de Infância elaboraram ilustrações sobre o farol  e construíram faróis com material reciclado que deram origem a uma exposição.
      O entusiasmo dos alunos foi motivo para a organização de uma visita de estudo ao Farol da Boa Nova.
     A visita contou com a presença da Educadora, da Professora Bibliotecária, da Assistente Operacional da turma e, ainda de um representante da Associação de Pais, encarregado da educação da aluna Matilde Gonçalves.
      Após esta visita os nossos alunos recriaram faróis com uma visão mais concreta desses espaços. Tendo tido em atenção as informações que lhes foram fornecidas, tais como a altura do farol, o número de escadas, ...







3 de abril de 2014

Comemoração do Dia Internacional contra a Discriminação Racial

         
          A adaptação do texto "Meninos de todas as cores" de Luísa Ducla Soares e "A Menina Feia" da sua autoria foram o mote para sensibilizar as turmas do ensino pré-escolar do Centro Escolar de Mindelo, as EB1 de Gião, EB1 de Modivas e EB1 de Vilar de Pinheiro sobre a discriminação racial na sociedade. Os pequenos alunos compreenderam que existem meninos com diferentes características físicas como o cabelo e o tom de pele, mas que todos são crianças.




         


2 de abril de 2014

Comemoração do Dia Mundial da Floresta e da Árvore

      A comemoração do Dia Mundial da Árvore realizada no Centro Escolar de Mindelo, nas EB1 de Gião, e Modivas foi realizada com a dinamização do livro "A Árvore Generosa" através da leitura e exploração do tema da importância da árvore para o Homem. Na EB1 de Modivas os alunos do 1.º ano recontaram a história partindo da elaboração das ilustrações legendadas que realizaram.






Semana da Leitura - EB 2, 3 "A Ribeirinha"


Na EB “A Ribeirinha”, logo no início da manhã, em todas as salas de aula houve “Instantes de Leitura”, dois poemas, dirigidos a cada ciclo de ensino, que foram lidos pelos docentes no primeiro tempo da manhã e da tarde.
O Projeto “Leituras Vi(vidas)” teve continuidade ao longo da semana, verificando-se uma grande adesão  dos alunos. Na segunda-feira, na sala dos professores, houve também momentos de leitura realizados pelo presidente, pela coordenadora de escola, Paula Maia e pela Mariana Ramos do 8ºF que foram complementados com um momento musical orientado pela professora Margarida Ferraz que trouxe, na voz e instrumentos tocados por alguns alunos das turmas do 6º ano, Por quem não esqueci, da banda Sétima Legião.
No decorrer da semana, fizeram-se muitas leituras em vários espaços da escola, em particular nas salas de aula, momentos a que chamámos Partilhando Leituras.
Alguns professores trocaram de sala, no início da aula para ler um texto de forma a surpreender outros alunos. Houve alunos, professores e funcionários que se voluntariaram para ler a outras turmas, proporcionando outros Momentos de Leitura.

A Semana da Leitura foi enriquecida com as parcerias que a biblioteca escolar fez com a professora de Geografia de 7º ano, 5ºJ, da professora Luísa Varizo e 5º M da professora Mafalda Matos que disponibilizaram na BE uma exposição sobre a rosa-dos-ventos com trabalhos diversificados e criativos.

A equipa da BE agradece a todos os que colaboraram e participaram na dinamização da semana da leitura, desde professores, assistentes operacionais, elementos da equipa da BE, alunos e Encarregados de Educação, tornando-a numa semana especial na escola.

Leituras comilonas



-->
No dia 1 de abril, a BE surpreendeu os mais novos do JI da EB1 de Fajozes com a dinamização do livro “A Lagartinha muito Comilona” de Eric Carle, que permitiu articular com vários conteúdos da Educação Pré-escolar, como a matemática e a alimentação.
Para a turma do 1.º e 2.º anos foi, também, dinamizada uma sessão de leitura a partir do mesmo livro que permitiu consolidar conteúdos lecionados na sala de aula com o docente. No final desta sessão, foi lançado um desafio aos alunos.
A curiosidade foi muita, mas é surpresa!

1 de abril de 2014

OFICINA DE ESCRITA NA EB1/JI DE FAJOZES

No dia 31 de março, na EB1/JI de Fajozes, a atividade, para a turma do 3.º e 4.º anos, teve início com a leitura e exploração de um breve poema do livro “As fadas verdes” de Matilde Rosa Araújo, no âmbito, ainda, do dia da árvore e da floresta.
De seguida, foi explicado aos alunos os passos a ter em conta na elaboração de um texto escrito, com o intuito de preparar a dinamização da oficina de escrita que seria desenvolvida nesta manhã. Os alunos, divididos em grupo, realizaram o trabalho solicitado, cujo resultado final foi lido e partilhado na turma.
A atividade foi dinâmica e do agrado da turma como comprovam os textos interessantes e criativos produzidos pelos alunos.
Para complementar as atividades da BE procedeu-se à requisição domiciliária para todas as turmas da escola.

Boas leituras!