28 de março de 2014

Encontro com Marília Ascenso - EB/JI Gião, Guilhabreu e Modivas

Na terça-feira, dia 25 de março, a escritora/ilustradora Marília Ascenso esteve com alunos do nosso agrupamento. Da parte da manhã, na EB/JI de Modivas, com alunos do pré-escolar e 1.º ciclo desta escola e da EB/JI de Gião e, da parte da tarde, em Guilhabreu com alunos desta freguesia.
No encontro da manhã, a escritora ficou agradada com o trabalho prévio dos alunos do pré-escolar da EB1 de Modivas que construíram a casa da Joaninha Quadrada e a Joaninha, bem como o painel elaborado, com base nas ilustrações do livro, pelos alunos do 1.º ciclo da EB1 de Gião. Seguiu-se a dinamização da história que encantou os alunos, terminando a mesma com uma sessão de autógrafos.
De tarde, reuniram-se no Centro da Juventude de Guilhabreu, espaço cedido pela sempre colaborante junta de freguesia, alunos das escolas Gonçalo Mendes da Maia, Parada e do pré-escolar desta freguesia.
Eis alguns dos melhores momentos do encontro da manhã.



À tarde, foi assim.

Os alunos do JI e das EB receberam-na  com uma canção inédita “As Pintas da Joaninha”, escrita com a ajuda dos próprios alunos. Todos os alunos do JI estavam vestidos de “joaninhas quadradas”. Seguiram-se momentos de dinamização por parte da autora – cantou , recontou a história através das suas ilustrações, bem como proporcionou um momento de magia: de dentro de um chaleira com água surgiu um periquito amarelo! 
Alguns alunos colocaram questões à autora, seguiu-se a sessão de autógrafos e, por último, foi oferecido pela Junta de Freguesia um livro sobre  a freguesia de Guilhabreu, bem como um pisa papéis em forma de joaninha, com pintas quadradas, elaborado pelos alunos.


27 de março de 2014

Promoção do livro na EB1/JI de Fajozes


-->
Durante a semana da leitura, foi dinamizado o livro “A Estrelinha Pálida” de Pedro Seromenho com a turma do 3.º e 4.º anos. Após a apresentação, leitura e exploração do livro, os alunos receberam uma proposta de trabalho que consistia em desenhar algo sobre o livro para, posteriormente, serem surpreendidos com os seus trabalhos. Para tal, foi exposta uma condição para o trabalho “ganhar vida” e “brilho”, tal como a personagem do livro – o trabalho tinha de ter qualidade.

Após a semana da leitura, no dia 26 de março, a promessa foi cumprida e os alunos foram surpresos ao verificarem a vida e o brilho conferido aos seus trabalhos, baseada na realidade aumentada, como ilustram as imagens.
A visão individual do trabalho de cada aluno foi fabulosa, pois permitiu a interação com o produto que eles próprios tinham criado.
Nesta mesma semana, as outras turmas foram surpreendidas com a atividade realizada a partir do livro “O Peixe-desejo” que foi complementada pela leitura coletiva do poema “O búzio” de Luísa Ducla Soares, momentos marcantes pela leitura do poema com a participação dos mais novos.

A requisição domiciliária, efetuada já a partir do catálogo  municipal, permite grandes aventuras, mas também ficou o desejo de novas atividades.

26 de março de 2014

Concurso dos Espantalhos - Exposição dos trabalhos na EB 23 D. Pedro IV

         Encontram-se em exposição, no jardim da entrada da EB 2,3 D. Pedro IV, os espantalhos referentes ao “Concurso de Espantalhos” para o 1º ciclo e pré-escolar que decorre até dia 28 de março.



Semana da Leitura

       A terminar a Semana da Leitura, na EB 2,3 D. Pedro IV, comemorou-se o Dia Internacional contra a Discriminação Racial e da Poesia. o Clube de Ciências aceitou de bom grado o desafio e, após a declamação do poema de António Gedeão “Lágrima de preta”, foram realizadas várias experiências laboratoriais com componentes químicos no nosso quotidiano para entendermos que todos os homens são feitos das mesmas substâncias.


Cartazes de Comemoração da Semana da Leitura

        Para assinalar a Semana da Leitura à semelhança dos anos transatos, os alunos do 8.º ano com a orientação do professor Rui Moreira, elaboraram os cartazes de divulgação que, feita a devida seleção, foram afixados nas bibliotecas do agrupamento. Os restantes trabalhos foram expostos nos placards junto à entrada da biblioteca. 


Comemoração da Semana da Leitura

Com o tema central da Comemoração dos 800 anos da Língua Portuguesa decorreu na EB 2,3 D. Pedro IV, a Semana da Leitura com várias atividades de promoção da leitura.
          A festa, dedicada à Língua Portuguesa, celebrou-se com sessões de leitura em todas as turmas da escola. Essa atividade contou com a participação direta de cinquenta e três alunos, doze professores, sete assistentes operacionais e um encarregado de educação. Esses com textos em prosa ou poesia fizeram relembrar ou dar a conhecer aos alunos cerca de quarenta autores lusófonos.


A Comissão Administrativa Provisória associou-se também a esta comemoração através da leitura de dois poemas declamados pelo Dr. Domingos Santos, na sala dos professores.
Palavras conhecidas e outras a explorar foram recebidas, inicialmente, com admiração por algumas turmas perante a presença de outros colegas e/ou elementos da Comunidade Educativa nas suas salas de aula. Os temas tratados por cada texto foram entendidos por professores e alunos que, por entre sorrisos e palavras de agradecimento, acolheram de modo agradável os leitores.
À poesia associou-se a música. Dirigida pela professora Lisete Almeida, a turma do 6.º E, presenteou os professores com um momento musical baseado no poema Ser Poeta de Florbela Espanca.
Em articulação com as turmas do ensino do pré-escolar do Centro Escolar de Mindelo, foi realizada uma sessão de leitura com um pequeno grande leitor do 5.º ano que declamou poemas da escritora infanto-juvenil Luísa Ducla Soares.
O ambiente alusivo à língua portuguesa foi reforçado com a audição dos poemas de Henrique O’Neill, Alexandre Perafita, Nuno Júdice, José Jorge Letria e Mário de Sá Carneiro do álbum “Vai pousar onde quiseres”.

24 de março de 2014

Painéis de Poesia na Biblioteca Municipal


Este ano, a Biblioteca Municipal expôs Painéis de Poesia, para celebrar o Dia Mundial da Poesia. O nosso agrupamento apresentou dois painéis, sendo um referente ao 1º ciclo e outro ao 2º/3º ciclo. Estes painéis são o resultado dos trabalhos efetuados pelos alunos, no âmbito do Projeto “Antologia Literária”, publicação a apresentar no final do ano letivo.

Encarregados de Educação leem nas nossas Bibliotecas Escolares

Convidados pelas bibliotecas escolares, os encarregados de educação surpreenderam-nos aderindo a esta atividade com muito empenho e gosto. Foram ler nas turmas dos seus educandos e familiares que se deliciaram com a sua presença.

23 de março de 2014

SL - EB/JI de Fajozes

Entre os dias 17 e 21 de março decorreu de forma entusiástica, nas escolas do nosso Agrupamento, a “Semana da Leitura”.
Os encarregados de educação foram convidados a participar através do conto de histórias na turma do(s) seu(s) (s) educando (s). Foram lidos os poemas “Os Números do Menino Guloso” nos Jardins de Infância e “Tudo ao contrário” nas turmas do 1º Ciclo, de Luísa Ducla Soares.


20 de março de 2014

Alinhas?

No dia 18 de março, durante a semana da leitura, os Jardins de Infância de S. Lázaro (Guilhabreu), de Fajozes, do Facho (Vila Chã) e do Centro Escolar de Labruge receberam uma sessão de animação sobre o livro “Alinhas?”, que procura desafiar os mais novos a atarem e desatarem os nós com os quais se constrói uma estória. Escrito por Margarida Teodora Trindade e ilustrada por Alexandra Sirgado, foi um desafio que incentivou os próprios alunos a serem os construtores dessas estórias. 


17 de março de 2014

Semana da Leitura 2013/2014


A Semana da Leitura, que decorreu de 17 a 21 de março, apresentou como temática  Os 800 anos da Língua Portuguesa. Foi uma semana muito dinâmica e cheia de leituras surpreendentes. Ao longo da semana, em todas as bibliotecas escolares viveram-se momentos diversos em que a leitura foi o centro das atenções de alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa.

14 de março de 2014

Hora do Conto


A BE deslocou-se à EB/JI de Aveleda para contar a história “A Joaninha Quadrada”, de Marília Ascenso.

Todos os alunos se mostraram muito entusiasmados com este momento diferente, pois esta escola é contemplada apenas com a biblioteca itinerante. 
Marília Ascenso que escreveu esta história estará com os alunos de Modivas, Gião e Guilhabreu no dia 25 de março.

11 de março de 2014

Um livro na EB1 de Fajozes

No dia 10 de março, as professoras bibliotecárias estiveram a exercer funções na BE da EB1 de Fajozes.
Além da gestão da BE e da realização da requisição domiciliária, foi dinamizada uma atividade para a turma da Educação Pré-Escolar, tendo como suporte “Um Livro” de Hervé Tullet que conquistou a atenção dos presentes, pois permitiu a participação e interação de todos os alunos com o livro. Permitiu, ainda, estabelecer uma articulação com a matemática de acordo com o conteúdo do livro.
Para os elementos da turma, a atividade foi um jogo de magia a partir de um livro. 

Foram momentos de magia matemáticos!


10 de março de 2014

S. VALENTIM

No âmbito da comemoração do dia de S. Valentim, o 8.º J dinamizou a atividade “Correio do Cupido”, na BE, com a orientação da Diretora de turma, a professora Rosa Ramos.







Os professores da equipa do PES dinamizaram um painel mural, aberto a todos os alunos da escola, na BE, com mensagens alusivas a este dia.




ANTOLOGIA LITERÁRIA


À semelhança dos anos transatos, o Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde, dará continuidade ao Projeto Antologia Literária V, aberto à comunidade, que culminará com sua  publicação e apresentação, no final do ano letivo.
Os desafios propostos, ao longo deste ano letivo, foram:

I. "Se eu fosse um livro."
II. "Sentei-me no tapete voador e lá fui eu ..."
III. "Viajar em Português."

A equipa da BE agradece, desde já, a todos os elementos que têm colaborado na consecução desta atividade.


Os alunos da turma do 3º e 4º ano da EB/JI de Fajozes participaram no projeto “Leituras Vi(Vidas) II” através do preenchimento da espiral com palavras-chave da obra “O Rouxinol”, de Hans Christian Andersen.

9 de março de 2014

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – 2013/2014

No mês de dezembro, a equipa da BE divulgou o Concurso Nacional de Leitura (CNL), à semelhança dos anos transatos, dirigido aos alunos do 3.º CEB do Agrupamento.
No dia 14 de janeiro, teve lugar a prova de escola, que incidiu sobre os livros “A Lua de Joana” de Maria Teresa Gonzalez e “Sexta-Feira ou a vida Selvagem” de Michel Tournier.
Os vencedores que irão representar o Agrupamento, no Porto, na fase distrital são:

E.B. 2/3 D. Pedro IV
1.º Gonçalo da Silva Ramos – 7.º C
2.º Diogo Filipe Castanheira- 7.º C
3.º Luís Miguel Nóbrega Rebelo – 8.º D

EB “A Ribeirinha”
1.º Ana Silva – 9.º L
2.º Arminda Maia – 8.º H
3.º Gabriela Alves – 8.º J


A equipa da BE agradece, mais uma vez, a todos os que participaram e colaboraram na realização desta atividade.
Parabéns aos vencedores e Boas Leituras para a próxima fase.

3 de março de 2014

NATAL - EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS NO "THE STYLE OUTLETS"

O agrupamento apresentou cerca de 200 trabalhos no The Style Outlets em Modivas , Vila do Conde resultantes de um concurso promovido pelas bibliotecas escolares para o pré-escolar e 1º ciclo. A eles acabaram por se juntar na exposição trabalhos dos alunos do 6ºJ E 6ºM. Para a sua realização contribuíram os professores das AEC de Expressões, professores de Educação Visual e encarregados de educação que acompanharam de perto os alunos/educandos. Surgiram verdadeiras obras de arte feitas a partir de materiais reciclados ou recicláveis.

 

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS DE NATAL - TRABALHOS PREMIADOS

PRÉ-ESCOLAR 


1º PRÉMIO:

JARDIM INFÂNCIA DE MODIVAS 
Aluna: INÊS SILVA FERREIRA 



MENÇÃO HONROSA: 

CENTRO ESCOLAR DE MINDELO 
Aluno: GUILHERME DINIS S. TEIXEIRA 




1º CICLO DO E.B. 
1º PRÉMIO: 

CENTRO ESCOLAR DE MINDELO 
Aluna: RITA LEAL – 2º ANO 



MENÇÃO HONROSA: 

ESCOLA BÁSICA 1 GIÃO
Aluno: TOMÁS MOUTINHO


HALLOWEEN 2013











Este ano, celebrou-se o Halloween de forma muito divertida e criativa. Alunos de todos os anos de escolaridade, participaram no Concurso de Chapéus de Bruxa, Vassouras e Abóboras" que deu origem a uma exposição de trabalhos nas duas EB 2,3.