29 de junho de 2013

Dia de São Pedro

As festas de São Pedro acontecem no dia 29 de junho, dia de São Pedro, que é conhecido como um dos três Santos Populares em Portugal , cujas comemorações decorrem durante o mês de junho. Santo António e São João são os outros dois santos padroeiros de Lisboa e Porto, respetivamente.
A tradição manda que a população festeje a data decorando as ruas com enfeites de várias cores e manjericos. Bailes e marchas populares são organizadas nas ruas e a música está sempre presente.
Na gastronomia, a sardinha assada, o pimento, a broa, o caldo verde e o vinho são os elementos principais da festa.
Algumas cidades celebram o feriado municipal no dia de São Pedro como por exemplo, Póvoa de Varzim, Sintra e Bombarral

27 de junho de 2013

Dia Internacional do Diabético

O Dia Mundial da Diabetes (WDD), dia 27 de junho,  foi criado em 1991 pela International  Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo, tornou-se, em 2007, dia oficial de saúde da ONU
O seu maior objetivo é aumentar a consciencialização acerca da doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas com diabetes, o foco será difundir métodos para melhorar o conhecimento desta doença de forma a compreendê-la e  a prevenir as complicações.


26 de junho de 2013

Dia Internacional de Apoio às Vitimas de Tortura

Celebra-se hoje, dia 26 de Junho, o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura. O recurso à tortura e outras formas de tratamento cruel, desumano ou degradante, como a escravatura e o genocídio, é sempre errado e inaceitável. A tortura é ilegal em todas as circunstâncias, sem quaisquer exceções. Esta data foi proclamada a 12 de Dezembro de 1997, tendo em vista a total erradicação da tortura e uma aplicação efetiva da Convenção contra a Tortura e Outras Penas ou Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes.
Os países comprometeram-se a criminalizar a utilização da tortura e a proibir a utilização de confissões obtidas mediante tortura nos processos judiciais.

Nos últimos anos, houve muitos progressos na luta contra a tortura.  A tortura é cada vez mais criminalizada na legislação interna dos países, mas muito há ainda a fazer. A utilização da tortura está longe de acabar. Todos os dias, os vários organismos das Nações Unidas que tratam deste fenómeno continuam a receber denúncias de tortura e nem as crianças são poupadas.

Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfego Ilícito de Drogas

Estima-se que só num ano 210 milhões de pessoas usem drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200.000 morrem anualmente. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconómico  A venda e o consumo de substâncias ilícitas é um problema que atinge todas as partes do mundo.

Em 1987, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 26 de Junho como o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Nesta data é lançado o Relatório Mundial de Drogas, que contem informações atualizadas sobre o consumo, a produção e o tráfico de drogas.

25 de junho de 2013

Dia Nacional do Multimédia

A 25 de Junho celebra-se o Dia Nacional Multimédia. A data foi instituída pela APMP (Associação para a Promoção do Multimédia e da Sociedade Digital), uma associação privada sem fins lucrativos, criada em 1996 com o objetivo de representar e defender o interesse das indústrias multimédia, conteúdos, novas tecnologias e Internet, contribuindo para o crescimento sustentado através da promoção de um conjunto de atividades e ações

24 de junho de 2013

Dia de São João Batista

São João é, tal como Santo António e São Pedro, um santo popular casamenteiro. Em Portugal é celebrado no dia 24 de Junho, em várias localidades.
Durante mais de uma semana, em Vila do Conde, pode assistir a várias atividades: a Expo - Marca (exposição de automóveis e viaturas agrícolas), o Festival de Novos Talentos, as cascatas…Mas o ponto alto das festas é na noite de 23, com as marchas luminosas, a sessão de fogo-de-artifício e os espetáculos musicais. No dia 24 terá lugar  a procissão de S. João.

O manjerico é um dos símbolos da festa, assim como os coloridos martelos de plástico e os alhos-porros.  Os balões de ar quente feitos em papel são outras das atrações que iluminam os céus na noite de São João. As cascatas sanjoaninas, uma espécie de presépio animado, feitas com esculturas que exemplificam as artes, ofícios e arquitetura portuguesa, são outras características da festa em homenagem a São João. Na gastronomia, os festejos só ficam completos com a sardinha, broa, caldo verde, pimento e vinho.

23 de junho de 2013

Dia das Nações Unidas para o Serviço Público.

A Assembleia Geral da ONU designou o dia 23 de junho como Dia das Nações Unidas para o Serviço Público. A ONU, nesta data, pretende comemorar o valor e a força do serviço público junto da comunidade, valorizar a contribuição do serviço público no processo de desenvolvimento; reconhecer o trabalho dos funcionários públicos e incentivar os jovens a seguirem carreiras no setor público. Desde 2003, as Nações Unidas têm recebido um número crescente de inscrições de todo o mundo

21 de junho de 2013

Dia do skate.

Esta data foi criada em 2004 pela IASC (International Association of Skateboards Companies ) e vários países já aderiram às comemorações, no dia 21 de junho.


Dia Universal Olímpico

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados pela primeira vez em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C.
 Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, Jogos Olímpicos de verão e de inverno alternados, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respetivos Jogos sazonais.
A celebração dos Jogos abrange muitos rituais e símbolos, como a tocha e a bandeira olímpica, bem como as cerimónias de abertura e encerramento.

O símbolo olímpico, mais conhecido como os anéis olímpicos, é composto por cinco anéis entrelaçados, representando a união dos cinco continentes habitados. A versão colorida dos anéis, azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco, forma a bandeira olímpica. As cores foram escolhidas porque cada nação tinha, pelo menos, uma delas em sua bandeira nacional. A bandeira foi adotada em 1914, mas só voou pela primeira vez  em 1920 nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Desde então, é hasteada em todas as celebrações dos Jogos. O Dia Universal Olímpico celebra-se no dia 21 de junho.

20 de junho de 2013

Dia Mundial dos Refugiados

A 20 de Junho de cada ano, por iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, ACNUR, o mundo honra o valor, a resistência e a força dos refugiados. Neste dia milhares de organizações em centenas de países unem-se para fazer ouvir as dificuldades que passam os refugiados e as causas do seu exílio, assim como a sua determinação e vontade de sobreviver. O flagelo dos milhares de refugiados espalhados pelo mundo inteiro continua a ser um dos problemas que a Humanidade ainda não mostrou saber resolver.
Para muitos refugiados, a escolha é entre o terrível e algo ainda pior. Ninguém escolhe ser um refugiado.


17 de junho de 2013

Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação e a Seca

O Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, dia 17 de Junho, foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 1994, procura sensibilizar a opinião pública para a necessidade de promover a cooperação internacional no domínio do combate à desertificação e aos efeitos da seca e de aplicar a Convenção das Nações Unidas sobre a Desertificação.
A desertificação é atualmente considerada um dos maiores e mais urgentes problemas com que se defrontam muitos países. É um fenómeno de enormes repercussões, na medida em que quase um terço das terras do Globo estão desertas e o deserto avança cada vez mais, sem que se consiga inverter o processo.

“Segundo o Programa das Nações Unidas para o ambiente (PNUA), a desertificação ameaça mais de 110 países, atinge 24 mil milhões de hectares de terra arável e afeta um quinto da população da Terra. Com a redução do espaço agrícola e a diminuição do rendimento da terra, acentua-se a fome e produzem-se os chamados refugiados ambientais: milhões de pessoas já foram obrigadas a deixar os locais onde vivem na América Latina, África e Ásia.

14 de junho de 2013

Dia Mundial do Dador de Sangue

O Dia Mundial do Dador de Sangue é celebrado anualmente no dia 14 de Junho e tem como objetivo aumentar a consciência da necessidade de componentes sanguíneos seguros, agradecer a todos os dadores as suas dádivas voluntárias e reconhecer a sua importância e contributo em salvar vidas e melhorar a saúde e qualidade de vida de muitos doentes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92 milhões de pessoas dão sangue anualmente, 45% destes dadores têm menos de 25 anos e 40% são mulheres. A OMS quer expandir este universo de dadores, encorajando outras pessoas a tornarem-se dadores de sangue.
Quem pode ser dador de sangue?
Se tiver entre 18 e 65 anos de idade
Pese mais de 50 quilos
Goze de boa saúde e tenha hábitos de vida saudáveis.

10 de junho de 2013

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580 e também um feriado nacional de Portugal. Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses.

8 de junho de 2013

Dia Mundial dos Oceanos

Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de Junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos. Vários países celebram a data, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.
Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Além disso, os oceanos são o habitat de um vasto número de plantas e animais e também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.

Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

4 de junho de 2013

Dia Internacional das Crianças Inocentes Vitimas de Agressão

A decisão de assinalar este data no dia 4 de Junho  foi adotada na Assembleia-Geral extraordinária das Nações Unidas de 19 de Agosto de 1982, mas não é um dia para se comemorar. É um dia para refletirmos sobre algo terrível: a violência contra as crianças. Nesta data pretende-se chamar a atenção para o sofrimento das crianças que, por todo o mundo, são vítimas de agressão física, mental e emocional,

De entre os diversos dados estatísticos recolhidos pelas Nações Unidas, destacam-se os seguintes: mais de 2 milhões de crianças foram mortas em conflitos nas duas últimas décadas e mais de 10 milhões de crianças estão refugiadas aos cuidados da Agência das Nações Unidas.

1 de junho de 2013

Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança é oficialmente a 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças, em celebração da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança. No entanto, é a 1 de junho que esta data é comemorada em quase todo o mundo.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só um dia de alegria. Nesta data centenas de crianças continuam a sofrer maus tratos, doenças, a passarem fome e a serem discriminadas.
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise. As populações destes países viviam mal, não havia comida e ou não tinham dinheiro para a comprar. Muitos pais não estavam preocupados com a educação dos filhos, tiravam-nos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras, para contribuírem com o pouco que ganhavam para as despesas familiares. Alguns, por causa da guerra, nem pais tinham! Nessa altura mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever e viviam em péssimas condições.

Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mas era difícil trabalhar para as crianças, porque nem todos os países estavam interessados nos direitos da criança. Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho de 1950! Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a: afeto, amor e compreensão; alimentação adequada; cuidados médicos; educação gratuita; proteção contra todas as formas de exploração; crescer num clima de Paz e Fraternidade universais. Mas só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel. A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança", mas infelizmente nem sempre são cumpridos.