26 de fevereiro de 2013

Autora na Escola - Elisabete Jacinto


     No passado dia 21, alunos de 7º e 8º anos conversaram com a escritora e piloto Elisabete Jacinto. A escritora conquistou todos os presentes com a magia das suas aventuras pelo Dakar, proporcionou uma tarde enriquecedora para todos.
     O evento contou também com a presença do professor José Santiago que ilustrou, num placar em vidro, uma imagem alusiva ao Dakar.
     O nosso agradecimento a todos os presentes, em especial à representante da editora Plátano, Susana Mateus, pelo trabalho de aproximação da nossa escola à escritora/piloto.


25 de fevereiro de 2013

SEMANA DA LEITURA

Aproxima-se a Semana da Leitura e, no nosso agrupamento vamos desenvolver atividades de leitura diversas relativas ao tema proposto pelo PNL para este ano letivo: O MAR.
Alunos e professores preparam textos, cartazes, folhetos, leituras para apresentar nas bibliotecas, ao longo da semana. Faremos ainda, nesse dia, a leitura de textos nas salas de aula, com a colaboração de todos os professores.

2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura


      A realização das provas da 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2012/13, no distrito do Porto, tem a data marcada para 23 de abril de 2013. A prova escrita para o 3º ciclo do Ensino Básico realizar-se-á às 10h00 e de tarde realizar-se-ão as provas orais para os alunos apurados (5 alunos apurados por cada ciclo de ensino).

As obras selecionadas são as seguintes:
3º Ciclo do Ensino Básico:

  • A ilha encantadaversão para jovens de A Tempestade, de William Shakespeare, de Hélia Correia






  • O tesouro, de Selma Lagerlö

20 de fevereiro de 2013

CORRENTES D'ESCRITAS

É já amanhã que se inicia a 14ª edição do Correntes d'Escritas - Encontro de Escritores de Expressão Ibérica -  na Póvoa de Varzim. O evento terá lugar de 21 a 23 de fevereiro, no Auditório Municipal.
Hoje mesmo, no Diana Bar , alunos de Sta Maria da Feira estiveram com Ivo Machado e Adélia Carvalho. Nas ruas da cidade houve momentos de poesia.
Este ano, 58 escritores vão participar nas mesas de debate, entre os quais Valter Hugo-Mãe, Richard Zimler e Jesus del Campo.
Pode consultar o programa aqui.

15 de fevereiro de 2013

CONCURSO DE S. VALENTIM



Por este palco passaram interessantes e diversificadas participações. Deem lá uma espreitadela!


Este ano a tarefa do júri não foi fácil.
Os vencedores deste concurso foram os seguintes:  9ºB Jorge Brandão, 9ºF/G (Exaequo) Pedro Topa, Ana Isabel Silva, Rui Ferreira, Rui Maia e Telmo Silva
8ºC Rita Carvalho;  7ºB Érica Silva e Tiago Passo; 6º E Jéssica Costa, Rafael Ribeiro, Tânia Calçada; 5º C Diana Silva, Inês Casanova, Lara Campos e Rui Ferreira.

Parabéns aos vencedores e também a todos os restantes participantes pelo entusiasmo com que se dedicaram na apresentação dos seus trabalhos. Para o ano há mais!!

































Autora na Escola

     Na próxima quinta-feira, dia 21 de fevereiro, a Biblioteca Escolar Prof.º Manuel Canito contará com a presença da autora/piloto Elisabete Jacinto. www.elisabetejacinto.com

14 de fevereiro de 2013

14 de fevereiro - dia de São Valentim


    São Valentim (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
   O imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonados e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada.
Retirado de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Valentim



7 de fevereiro de 2013

Centro de Recursos - Biblioteca Professor Manuel Canito (3D)

Clica AQUI para ver a BE em 3D.

No próximo dia 11 de abril vamos receber, de novo, a visita do escritor João Manuel Ribeiro que se vai encontrar com os alunos dos 5º e 6º anos.

Da sua extensa  obra destacamos os seguintes livros: "O Senhor Péssimo É o Máximo", " O Rapaz da Bicicleta de Vento e Outras Andanças" "Meu avô Rei de Coisa Pouca" que serão lidos, interpretados e "saboreados" nas aulas de português. Já os podes adquirir na biblioteca!
Para saberes mais sobre este autor consulta o blogue: http://andancasdopoeta.blogspot.pt/

O MAIOR LEITOR

No 1º período as maiores leitoras foram a Berta Cunha e Cátia Carvalho do 5º A. Parabéns!!!

6 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 1º CICLO






     Aproveitamos as "letrinhas-mascarinhas" realizadas na biblioteca escolar de Gonçalo Mendes da Maia pelos alunos do 1º e 3º ano a propósito da obra "Vogais e consoantes no Carnaval das letrinhas" de Glória Maria Marreiros, para desejar a todos um Carnaval cheio de divertimento e boa disposição.

4 de fevereiro de 2013

CONCURSO DE S. VALENTIM

Este ano, o Concurso tem novos contornos.
Em parceria com os professores de línguas, todas as turmas vão ter uma representação. Pode ser um trabalho individual ou de grupo numa das línguas lecionadas na escola e como tema base o amor ou a amizade.
Para além de poesia, os alunos podem trazer outro género de intervenções tais como dramatizações, textos em prosa, canções,...

Quem pretender, pode deixar uma mensagem na Teia dos Afetos.
A Teia dos Afetos

Efemérides de fevereiro