27 de outubro de 2012

JOÃO MANUEL RIBEIRO NA RIBEIRINHA

João Manuel Ribeiro esteve com os alunos de 7º ano de "A Ribeirinha" durante a manhã de quarta-feira. Os alunos tiveram oportunidade de ouvir um bom comunicador, alguém com o dom de comunicar através de um discurso simples, realista e muito cativante. Foi desta forma que o autor deliciou todos os presentes no auditório.Obrigada, João. Excelente momento!


 





17 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

          O Dia Mundial da Alimentação celebrou-se ontem, dia 16 de outubro. Esta comemoração tive como tema principal "Cooperativas Agrícolas - Essenciais para Alimentar o Mundo".

6 de outubro de 2012

outubro - mês das bibliotecas escolares

1 PROJETO



A biblioteca, investindo continuamente na criação de hábitos de leitura nos alunos, vai lançar, este mês o Projeto "Leituras Vi(vidas) que se destina a todos os alunos do agrupamento, conta com a colaboração dos encarregados de educação, professores titulares de turma e  professores de português. É um projeto que aposta, numa segunda fase, numa vertente lúdica sempre com o propósito de fazer novos e mais leitores.


1 EXPOSIÇÃO

Está patente na biblioteca uma exposição de portefólios do Plano Nacional de Leitura de alunos de todos os anos de escolaridade do ano transato.
A equipa da biblioteca convida alunos, professores, funcionários e encarregados de educação a virem apreciar estes trabalhos que, para além de conteúdos ricos e variados apresentam capas bastante interessantes, recriadas pelos próprios alunos.

1 ESCRITOR


João Manuel Ribeiro visita a nossa escola no dia 24 de outubro. Mais uma iniciativa dedicada à leitura, desta vez, dirigida aos alunos de português de 7º ano. Todos os alunos de 7º ano vão conhecer o seu livro "O Rapaz da bicicleta de vento e outra andanças" sob a orientação do professor de português e que será o mote para uma conversa entre o escritor e os alunos.
João Manuel Ribeiro é natural de Oliveira de Azeméis e autor de 35 livros de literatura para crianças. É licenciado em Teologia e Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia do Porto, da Universidade Católica do Porto.

1 CONCURSO



O Concurso de Halloween, realizado nesta biblioteca já há alguns anos, é sempre muito esperado. Ele dá azo à imaginação com textos em português e inglês que são submetidos ao parecer de um júri no dia 31. Até lá esperamos as vossas inscrições que já estão a surgir entusiasticamente!



3 de outubro de 2012

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



     De acordo com os objetivos delineados pela International Association of School Librarianship, a Rede de Bibliotecas Escolares declara o dia 22 de outubro como o "Dia da biblioteca escolar", este ano dedicado ao tema "Biblioteca escolar: uma chave para o passado, presente e futuro".


   Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.